O QUE É CATARATA?

A Catarata é a causa principal de perda visual em adultos com 55 anos ou mais e a causa principal de cegueira no mundo todo. Aos 65 anos, cerca de metade da população terá catarata e, aos 75, quase todos terão. No entanto, a catarata é altamente tratável e, por meio de avanços na cirurgia de catarata e nas lentes intraoculares (LIOs), cada vez mais pessoas estão experimentando uma restauração total da visão.

SINTOMAS DA CATARATA

  • Embaçamento da visão, sem dor;
  • Visão nublada;
  • Halos ou raios em volta das luzes dos faróis de outro carro quando se dirige à noite;
  • Distorção de imagens;
  • Os óculos não melhoram mais a visão.

DIAGNÓSTICO

É feito por meio de aparelhos que usam tecnologia moderna e precisa para o diagnóstico da catarata. Os exames incluem:

  • ACUIDADE VISUAL
    Consiste em medir a visão do paciente
  • BIOMICROSCOPIA
    Aparelho capaz de aumentar em até 25 vezes o tamanho da imagem do olho, importante para determinar o tipo de catarata e porventura detectar algumas peculiaridades anatômicas que exijam cuidados específicos.
  • TONOMETRIA DE SOPRO E DE CONTATO
    Consistem na medida de pressão intra ocular, que pode estar altarada em caso de glaucoma.
  • MAPEAMENTO DE RETINA
    Este exame é capaz de analisar a retina e o nervo óptico, assim como identificar possíveis problemas que podem interferir no bom resultado do tratamento. Através dele podemos prevenir descolamento de retina, e também afastar o diagnóstico de glaucoma.
  • BIOMETRIA IOL MASTER
    É o mais avançado aparelho para se calcular o grau da lente a ser implantada na cirurgia de catarata. Com a utilização do IOL MASTER temos maiores possibilidades de deixar o paciente sem óculos após a cirurgia. Este aparelho, de tecnologia Suiça, revolucionou o pós-operatório das cirurgias de catarata, sendo, atualmente, o aparelho mais preciso para o cálculo da lente a ser implantada nos olhos submetidos à cirurgia de catarata.
  • MICROSCOPIA ESPECULAR
    Serve para a contagem do número de células da cónea. Caso tenha comprometimento, serão tomados uma série de cuidados durante a cirurgia.
  • TOPOGRAFIA DA CÓRNEA
    Aparelho que faz uma análise da curvatura do olho e é indispensável para o cálculo da lente intraocular, assim como para a programação cirúrgica, minimizando o astigmatismo.
  • ULTRA-SOM OCULAR
    No caso e quem o cristalino está muito opacificado ou que, por outro motivo, não seja possível a visibilização do fundo de olho, esse exame permite detectar ou excluir algumas alterações como, por exemplo, deslocamento de retina.
  • EXAMES CLÍNICOS E LABORATORIAIS:
    Solicitados de acordo com a idade e doenças que, por ventura, o paciente apresentar.

ORIENTAÇÕES SOBRE A CIRURGIA

Todas as informações necessárias para um bom preparo da cirurgia são entregues por escrito e através da coordenadora de cirurgias, da nossa equipe, apta a tirar dúvidas e auxiliar nas orientações antes e depois da cirurgia. A cirurgia é realizada na própria Clínica de Olhos, que dispõe centro cirúrgico próprio, altamente equipado, acompanhamento de anestesista, proporcionando, conforto e segurança aos nossos pacientes. A anestesia é feita com colírios e a moderna técnica cirúrgica utilizada, de pequena incisão, permite um retorno ao lar, aproximadamente, após 2 horas de permanência em nossa clinica.

BENEFÍCIOS

Os avanços tecnológicos e o aprimoramento da técnica de facoemulsificação tornaram a moderna cirurgia de catarata um dos procedimentos mais bem-sucedidos da medicina.

Uma pesquisa realizada pela American Society of Cataract and Refractive Surgery concluiu que em cerca de 98% dos casos os pacientes apresentam melhora da visão após a cirurgia.

Com a anestesia tópica não há necessidade de uma injeção dolorosa de anestesia, a qual retarda a visão e pode causar vários problemas relacionados à anestesia local.

Com a incisão autosselante, sem a necessidade de pontos, diminui o desconforto e diminui o astigmatismo no pós-operatório, e com isso será melhor a qualidade visual do paciente.

A perda ou redução da visão por catarata pode ser evitada graças à cirurgia por facoemulsificação. Cabe a você decidir quando voltar a ver o mundo claro e nítido.

LENTES INTRA-OCULARES

Existem várias marcas e tipos de lentes, com bons, resultado visuais, com grande vantagem das lentes dobráveis. A escolha da lente é uma preferência conjunta com os paciente, salientando que caberá ao cirurgião, por motivos técnicos e científicos, a decisão no momento cirúrgico.

Lentes intra-oculares tóricas, monofocais e multifocais em tamanho ampliado.

34 3313-1000 | Avenida Santos Dumont, 1.424 | Uberaba-MG | AGENDE SUA CONSULTA | consulta@clinicaolhos.net.br
Desenvolvido por: Genuinne