CERATOCONE

Ceratocone é uma doença bilateral não inflamatória da córnea que começa frequentemente na adolescencia. Ela é progressiva, caracterizada por afinamento e protrusão corneana. Esta doença induz miopia e astigmatismo irregular (aberrações de alta ordem) que leva a baixa muitas vezes acentuada da visão.

O diagnóstico do Ceratocone é realizado através de exames complementares. A topografia da córnea é o método mais usado; porém, este método tem suas limitações e pode levar a uma avaliação inacurada da curvatura corneana. Métodos muito mais modernos, como a tomografia corneana (Pentacan) permitem uma avaliação tridimensional da córnea. A avaliação da elevação anterior, posterior e de toda espessura corneana dá uma representação mais acurada e verdadeira da córnea. Estes exames permitem detectar formas incipientes ou mesmo subclínicas da doença, assim como realizar os comparativos sequenciais.

O Ceratocone na maioria das vezes é de causa desconhecida. Alergia ocular está muito relacionado, pois coçar e esfregar os ollhos pode acelerar a progressão da doença. O uso de colírios antialérgicos é prescrito na maioria dos casos.

O tratamento inicial é o óculos, porem a melhor visão é atingida com uso de lentes de contato rígidas, que não impede à progressão da doença. As lentes mal adaptadas podem acelerar a progressão.

Nos casos de intolerância as lentes de contato, até poucos anos atrás o tratamento era o transplante de córnea. No entanto novas técnicas foram surgindo e o Crosslinking tem se mostrado o mais eficaz para estabilizar o processo degenerativo da córnea.

Entre algumas técnicas terapêuticas, o que tem se mostrado muito eficaz para melhorar a acuidade visual é o Excimer laser (Allegretto) de superficie guiado pela tomografia ou topografia da córnea associado ao Crosslinking. Nos grandes centros da Europa em que esta técnica tem sido usada, a fila para transplante de córnea diminuiu em até 80% para os casos de Ceratocone. Porém, nos casos muito avançados, o transplante de córnea é a melhor indicação cirúrgica.

O QUE É CROSSLINKING

Crosslinking ocorre através de uma reação fotoquímica entre riboflavina, ultravioleta A e ceratócitos (células) da córnea. A riboflavina é excitada pela UVA. Os radicais livres liberados promovem a formação de ligações covalentes que impedem que a córnea continue a abaular.

Croslinking do colágeno é uma das grandes descobertas dos últimos anos e nos permite um controle efetivo do Ceratocone, limitando-o aos estágios iniciais. A efetividade em interromper a evolução do Ceratocone tem suporte em inúmeras evidências científicas em todo o mundo.

34 3313-1000 | Avenida Santos Dumont, 1.424 | Uberaba-MG | AGENDE SUA CONSULTA | consulta@clinicaolhos.net.br
Desenvolvido por: Genuinne